Como evitar que o gato arranhe a mobília

foto de divulgação
 Para os gatos, arranhar faz parte dos seus instintos e é necessário para sua saúde. Neste caso temos que direcionar os arranhões para que nossa mobília não pague os ''caprichos'' do bichano. Justamente para proporcionar uma boa aparência a nossa casa e bem estar aos nossos gatos, existe inúmeros modelos de arranhadores. Além da escolha perfeita, também necessitamos saber o que leva o nosso gatinho a arranhar. 

Basicamente são 3 motivos para tal ato: 

. Afiar as unhas
. Se alongar ao acordar 
. Marcar território 

 Sabendo os motivos pelos quais os gatos arranham a nossa mobília, colocaremos arranhadores nos locais onde ele sente necessidade de cravar as unhas. Um destes locais é divisas de ambientes (entre sala e cozinha, sala e quarto, etc) para que ele associe os arranhões nestes locais com limite de território. Outro local é onde ele tira uma soneca, por exemplo, próximo a janela pegando um sol. 
 Além destas dicas de onde colocar os arranhadores, uma boa estratégia é recompensá-los  sempre que arranharem nos locais apropriados, com isto o animal é incentivado a continuar nos arranhadores e não na mobília. Mostre a ele que nestes locais você permite os arranhões elogiando e afegando-o. E também castigue-o quando arranharem seu sofá, por exemplo, quando o pegar no ''flaga'' faça um barulho muito alto como derrubando um talher no chão ( obs: faça  isso toda vez que ele arranhar um lugar que você não goste, não esqueça que tem de ser na hora que ele estiver arranhando a mobília ) ou coloque fita dupla adesiva nos lugares que ele aranha, nossos queridos bichanos odeiam quando algo fica prezo em suas patinhas. Uma coisa que não devemos fazer  é gritar com eles nessas horas, assim ele pega uma, digamos assim, reação negativa ao dono e não a mobília. 
 Outra opção é o corte de unha. Cuidado se seu gato tem acesso a rua, cortando-as ele estará  desprotegido, além de ficar em apuros caso tenha que subir em alguma árvore.


siga as dicas e boa sorte!!! :3

fonte: http://amigodepatas.vet.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gato Chartreux

15 Exóticas Raças de Gatos

Gato e Passaro - É possível uma boa convivência?