Dicas para ENTENDER OS GATOS!





Quem tem gato, geralmente consegue entender o que seus bichanos querem, como querem e quando querem! Isso acontece pois acabamos desenvolvendo uma comunicação própria na relação que temos com eles e, assim, compreendemos suas vontades e anseios. 

Vamos entender melhor o comportamento dos pequenos felinos mais comuns, como vocalizações / miados, linguagem corporal, olhos, cauda e posição das orelhas! 

- POSIÇÃO DAS ORELHAS.


Antes de tudo, vamos lembrar que a audição é o sentido mais importante para o gato, pois assim eles identificam os barulhos no ambiente e percebem tudo ao seu redor. As orelhas também desempenham uma função social e revelam muito sobre o 'estado de espírito do felino'. 

1. Orelhas eretas: O gato está numa postura neutra, ou seja, não demonstram agressividade. Caso ele esteja com as orelhas eretas e a cauda se mexendo, significa que ele está querendo brincar!

2. Orelhas abaixadas: Se a orelha estiver abaixada e a cauda balançando, significa medo ou agressividade, ou seja, o gatinho não está contente com algo.

3. Orelhas abaixadas e para trás: Significa agressividade na certa.

- OLHOS.





4. Olhos fechando lentamente: Este movimento é conhecido como 'o beijo do gato'. Quando os gatos fecham os olhos quase dormindo e abrem rapidamente, ele está querendo dizer que gosta de você. Esse sinal explica porque gatos 'perseguem' quem não gosta deles, pois as pessoas que não gostam, fazem um movimento involuntário de fechar os olhos e virar a cabeça para o lado, mas essa confusão é desfeita rapidamente, pois os gatos são muito sensitivos e percebem que a pessoa não gostou da presença deles. 

5. Olhos fechados: Quando os gatos fecham os olhos, significa que estão relaxados e tranquilos. Mas se fecharem os olhos na posição de esfinge, significa que estão apenas relaxando. 

6. Olhos alertas e redondos: É brincadeira, sem dúvida!

7. Pupilas dilatadas (olhar vidrado): O gatinho está interessado ou preocupado com alguma atitude sua ou com algo diferente do normal que ele está percebendo.


MIADOS E OUTRAS VOCALIZAÇÕES.




8. Origem dos miados:Todo gato filhote que foi socializado com humanos ou por gatos mais velhos, se comunica com os humanos através de encantadores miadinhos. 

9. Gatos não miam entre si: Este som é reservado para a comunicação entre mãe e filhote. Quando são pequenos, os gatinhos miam para mãe e ela mia para eles, quando se tornam adultos isso desaparece, e essa comunicação é usado com os humanos. 

10. Assopro ou rosnado: O gato está acuado, é um som que revela agressividade. 

11. Miado longo: Esse miado é na época de acasalamento ou entre brigas, não é feito para pessoas é só entre gatos.

12. Miado curto: São exclusivos das relações gatos e seus donos. São sinais de cumprimento. 

13 Ronrons: Representam tanto satisfação quanto momento de dor, com os seres humanos, os ronrons ajudam a manter os lações sociais. 

CAUDA.

14. Completamente ereta: Um gato em pé com a cauda ereta significa prazer em estar por ali, é um cumprimento, um sinal de sociabilidade. 

15. Abaixada e abanando: Quando está abaixada e só a ponta abanando isso não é um sinal muito festivo. Ou indica curiosidade, se alguém estiver por perto chamando a atenção para algum objeto ou barulho, ou pode também representar algum agressividade e insatisfação. 

16. Relaxada ou abaixada e quieta: humor neutro.

17. Ligeiramente levantada: o gatinho está interessado em alguma coisa. 

18. No chão: quando a cauda está no chão, mas a ponta ligeiramente levantada, é sinal que o gato está pensativo ou incomodado com algo. Mas se a cauda começar a mexer rapidamente, significa que eles está zangado. 

LINGUAGEM CORPORAL. 



19. Esfregando a lateral do focinho:gatos tem costume de esfregar a lateral do focinho ('bochechas') em objetos e até no próprio dono, o motivo principal desse comportamento é a marcação de território. No entanto, como os gatos percebem que nós gostamos desse tipo de 'carinho' e, geralmente, recebem coias boas quando o fazem, sejam afagos ou petiscos, também podem reproduzir este comportamento para receber agrado. 


20. Rolar para os lados: É comum os gatinhos rolarem para os lados quando o dono chega em casa. Esse comportamento representa uma saudação, um 'seja bem-vindo' felino. O seu gatinho está contente em te ver. 


21. Barriga para cima: Está é uma posição de submissão em gatos adultos. Em filhotes existe a brincadeira de submissão, mas quando adultos é de submissão mesmo. Quando mostram a barriga para os humanos, significa que te consideram um 'amigo íntimo'. LEMBRE-SE! Mostrar a barriga nem sempre significa que ele quer que você acaricie. Mas existem exceções que gostam de carinho na barriga.

22. Posição de esfinge: indica que o gato está descansando tranquilamente. Nessa posição, ele deixa a cauda em volta do corpo, as patas dianteiras esticadas para frente e as orelhas ficam se movimentando (o que indica que ele está prestando atenção.)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como dar banho em gatos (com imagens)

Fred Moura o gato que tinha RG e certidão de nascimento.