Pages

.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Como fazer seu gato se acostumar com o seu novo gato

1) Deixe o novo gato em um cômodo ou local da casa só
para ele por alguns dias.

2) Troque o cobertor, ou algum outro objeto, do gato novo com o gato residente. Assim, eles já se conhecerão pelo olfato antes de terem contato direto.

3) Depois de fazer isso, troque os gatos de lugar, deixando que o novo bichano explore a casa, enquanto o gato residente explora o aposento do novo morador.

4) Depois que os dois gatos estiverem à vontade com essa etapa, comece o contato entre os dois bem devagar. Primeiro, permita que eles se vejam, mas ainda sem estarem no mesmo ambiente.

5) Quando os dois bichanos estiverem mais calmos e seguros com a presença um do outro, deixe que o novo gato saia por alguns minutos. Vá aumentando a duração das visitas dia a dia.

6) É preciso paciência, esse processo pode demorar alguns dias ou até meses, dependendo da personalidade dos gatos. O tempo tende a ser menor quando um dos gatos tem menos de 4 meses de idade.

7) Durante todo o processo de apresentação, fale calmamente e em voz baixa com os bichanos. Elogie-os quando eles demonstrarem tolerância com a presença um do outro. É importante que você nunca use o tom de voz alto ou seja agressivo quando eles estiverem juntos, pois eles podem associar este algo negativo à presença um do outro.

8 ) Lembre que o território que está sendo “invadido” é o do gato residente. Logo, dê atenção especial a ele. Até que eles os dois novos companheiros se tornem amigos, dê atenção ao novo gato somente quando o gato residente não estiver por perto.

9) Se os gatos se tornarem, em algum momento, receosos ou hostis, separe-os e comece o procedimento novamente. Uma pequena briga não arruinará a futura amizade, já um encontro muito agressivo sim.

10) Quando for fazer a apresentação de dois gatos adultos, faça tudo com bastante calma e delicadeza.

0 comentários:

Postar um comentário