Apresentando seu novo gato à sua casa

A chegada de um gato novo em casa é momento emocionante! Pense em toda a alegria que você poderá ter nos próximos anos. O seu amor, aliado a um pouco de planejamento, pode fazer com que essa experiência se inicie da melhor maneira possível. No primeiro dia, programe-se para passar o dia inteiro com o seu gato novo. E também ajude seus outros animais de companhia a estenderem o tapete de boas-vindas.
Prepare-se para uma recepção feliz e saudável. 
Verifique se os animais de companhia que você já tem em casa estão saudáveis e com a vacinação em dia antes de apresentá-los ao gato novo. Animais doentes não só representam um risco à saúde do novo gato, como também apresentam alterações comportamentais que podem fazer com que essa nova relação comece mal.
  • É fundamental ter cautela ao apresentar o novo gato a seus outros animais de companhia. Aja calmamente para mantê-los tranquilos e reduzir a chance de um primeiro encontro desagradável.
  • Apresente o novo gato a um animal de cada vez em um ambiente neutro, de preferência longe de comedouros.
Não esqueça de providenciar um refúgio para seu novo gato. 
O melhor é oferecer-lhe um “cômodo seguro”, separado dos outros animais, brinquedos e arranhadores modulados. Um cômodo separado pode ser útil pelos seguintes motivos:
  • Cria um ambiente isolado para que o novo gato receba atenção diretamente de você.
  • Permite que o novo gato sinta-se confortável em uma parte da casa, ao mesmo tempo que os outros continuam tendo para si o resto da casa enquanto vão se acostumando com os sons e cheiros do novo animal.
  • Oferece ao novo gato uma área de isolamento por até duas semanas – é o tempo necessário para alguns gatos se acostumarem ao novo ambiente.
O que esperar da interação entre os animais de companhia. 
Quando já há animais na casa, sobretudo gatos, e o novo gato começa a mostrar uma curiosidade saudável em relação ao(s) outro(s), é hora de dar-lhes uma chance de chegarem um pouco mais perto.
Coloque o novo gato em uma caixa de transporte para que os outros animais de estimação possam cheirá-lo sem que ele sinta medo.
Se demorar mais do que duas semanas para que seus gatos se acostumem uns com os outros, comece a alimentá-los junto à porta que os separa, cada um de seu lado, ou faça jogos usando brinquedos sob a porta para aproximá-los.
Durante o processo de apresentação, separe os animais ao menor sinal de agressão. Caso eles rosnem ou briguem, separe-os fazendo um barulho alto ou utilizando uma pistola de água. Nunca entre no meio da briga, pois mesmo um animal muito amado poderá redirecionar a agressão a você se já estiver atiçado para brigar. Busque o conselho de um veterinário especializado caso os episódios de agressão persistam.
Supervisione as interações e dê atenção individual. 
Nunca deixe seu gato novo sozinho com os outros animais da casa até que você tenha certeza de que eles estão se dando bem. Todos os dias, dedique um tempo para ficar sozinho com cada animal e assegurá-lo de sua importância. Mantenha os animais menores, como pássaros ou hamsters, seguros e fora de alcance.
Adicione estrutura para expô-lo a uma experiência com crianças.
O novo gato precisará de muito tempo para se adaptar à nova casa. Isto pode levar semanas. Durante esse período, estabeleça um limite rigoroso de tempo para as brincadeiras com as crianças a fim de evitar que seu bichano se estresse sem necessidade. Também é uma boa ideia atribuir e dividir tarefas e responsabilidades, como manter água disponível, alimentar e limpar a bandeja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como dar banho em gatos (com imagens)

Fred Moura o gato que tinha RG e certidão de nascimento.