Gato Maine Coon

foto de divulgação 
O nome da raça vem do estado onde ele é nativo, o estado de Maine. A raça Maine Coon é uma das raças naturais mais antigas dos Estados Unidos. Foi descoberta pela primeira vez em 1861, ainda que não foi aceite até 1953.
Este gato de aspecto caloroso carateriza-se pelo seu grande tamanho. O Maine Coon é uma das maiores raças dentro dos gatos domésticos. Muitas lendas tentam explicar as suas origens ainda que a mais expandida é a que conta que o Maine Coon é o resultado de cruzamentos entre gatos e guaxinins, o que explicaria a sua cor e a sua cauda tão peluda.
Traços físicos
foto de divulgação 
O Maine Coon possui um pêlo grosso, curto sobre as patas fronteiras e mais longo no estômago e os membros posteriores. Para além disso o seu colar de pelos é muito caraterístico no pescoço. É um gato forte e musculado, com uma caixa toráxica ampla. Os machos são maiores que as femeas. Possui uma cauda longa, ampla na base e que vai diminuindo até chegar à ponta.
O gato Maine Coon chega a pesar 14 kg. Possui uns grandes olhos que podem ser de diferentes tons. Podem ser verdes, ouro, azuis ou até um olho de cada cor. A sua cabeça ampla, ainda que não muito grande, termina numas orelhas grandes, amplas na base e pontiagudas.
Carácter
É um gato afável e brincalhão. É tão bondoso que muitos o chamam de “o gigante amável” pelo seu tamanho e a sua bondade. Calmo e independente, prefere que os donos saibam respeitar o seu espaço pessoal e que não imponham demasiados limites. Ainda assim é um gato muito sociável.
É um gato que adora a água. De resto, chapinha nela e até bebe água com a pata. Quando faz calor não será raro vê-los a refrescarem-se com ela. Também é um gato curioso, muito observador e que gosta de brincar com o seu dono. Com os Maine Coon poderás brincar como se fosse um cão: podes ensinar-lhe a trazer-te coisas.
Cuidados
Ainda que apresenta um pêlo grosso e semi-comprido, o tratamento do mesmo não é complicado. Bastará uma escovagem por semana. A sua época da muda é primavera-verão, pelo que nessa época terás de ter precaução com o problema das bolas de pêlo

Comentários

  1. Adorei!
    Vi seu blog em um grupo do face e estou seguindo, pode retribuir? Beijos
    http://pausaproretoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como dar banho em gatos (com imagens)

Fred Moura o gato que tinha RG e certidão de nascimento.